Conheça os principais pontos sobre logística de shows

Quando está em um show, você costuma imaginar como tudo todos os equipamentos chegaram até o local?! Muitos apenas vão, admiram a infraestrutura e acabam esquecendo que muita gente se doou até a última gota de suor para entregar todas as cargas no tempo certo; para não haver nenhum atraso ou dissonância. Todo esse trâmite de importação e exportação fica a cargo do setor de logística, desde o despacho dos equipamentos do país de origem até a entrega desse material no palco do show. Incrível, não é?!

Pensando nisso, separamos para vocês alguns pontos sobre logística de shows, para você conhecer um pouco sobre a verdade dos bastidores. Siga com a Waiver neste conteúdo:

País de origem

A logística começa no país de origem da banda ou do cantor que irá realizar o show, no caso de festivais são vários países que é preciso estar presente para fazer a exportação para o Brasil. A logística transporta desde material cênico, sistemas de iluminação e sonorização, estruturas, painéis de led ou video wall, displays, equipamentos de filmagem e instrumentos da banda. O volume desse material varia de acordo com o tamanho e o tipo de show que será realizado.

Transporte

O transporte pode ser aéreo, marítimo ou rodoviário, e ele depende do tipo de material e de qual local do mundo a carga está vindo. O primeiro passo é verificar os itinerários e a viabilidade das rotas e criar um planejamento para antecipar qualquer tipo de problema que possa acontecer no trajeto.

A produção da banda se responsabiliza por embalar os equipamentos de forma segura e adequada para preservar o conteúdo das caixas e diminuir ao máximo risco de avarias. Há também sempre a preocupação com atrasos, pois pode comprometer todo o planejamento e acabar atrasando a montagem do equipamento para a realização do show.

Montagem

Quando um show é realizado em uma casa de shows, a montagem é mais simples, pois o local já vem equipado com banheiros e equipamentos de segurança, sendo necessário apenas montar a cenografia do palco e os instrumentos da banda. Já em local aberto, como festivais, a logística é um pouco mais complicada de ser realizada.

É preciso pensar em todos os detalhes do evento como banheiros, palcos, estandes, camarotes, barreiras de segurança, equipamentos de transmissão e broadcast, entre outros. O trabalho da logística só termina quando todos os equipamentos são entregues no país de origem, intactos e em segurança.

A WAIVER cuida da logística internacional do Rock in Rio junto aos idealizadores do evento desde 1991. A parceria começou há 25 anos e hoje a empresa contabiliza algumas centenas de processos de importação e exportação realizados para edições do Rock in Rio no Brasil, em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos.

A WAIVER foi fundada em 1989 inicialmente atuando na área de gestão e consultoria aduaneira e se tornou ao longo dos anos referência nacional em excelência na atuação com projetos logísticos que envolvem regimes especiais de importação e exportação. A WAIVER está presente nos principais países da América Latina com estrutura própria e parceiros dedicados que atuam com o mesmo DNA do Grupo WAIVER: transformar a necessidade do cliente em soluções logísticas diferenciadas para eventos internacionais.

Trabalhando com festivais de grande porte como o Rock in Rio, nosso lema é: “Não importa onde, entregamos.”

BLOG

Logística empresarial.

Saiba tudo sobre logística empresarial

Aqui no blog da WAIVER você sempre encontra uma novidade sobre o setor de logística, bem como informações a respeito dos termos que envolvem a área e suas divisões. Inclusive, um conteúdo que trouxe muita repercussão positiva foi sobre a Logística Reversa. Se você não teve a oportunidade de ler esse artigo, basta clicar aqui […]

VEJA MAIS ►

novidades na área da logística

Conheça 3 novidades na área da logística

Aqui no Blog da Waiver, fizemos uma matéria muito bacana falando sobre como a tecnologia pode ajudar a logística ser mais eficiente, e se você perdeu pode conferir ela na íntegra aqui. Hoje separamos 3 novidades na área da logística, que tem tudo a ver com a tecnologia! Confira!

VEJA MAIS ►

member of: