Como funciona um bom planejamento logístico

Todos sabem sobre importância de fazer um planejamento logístico, não? A  logística bem planejada e executada é fundamental para o bom funcionamento da empresa e por isso é vital que haja total organização para que os processos internos e externos funcionem de maneira adequada.

Selecionamos alguns tópicos sobre o assunto abaixo que podem ajudar o gestor de logística a melhorar seus processos.

Tenha Bons Fornecedores

Toda empresa precisa adquirir bens e serviços para realizar sua atividade econômica. Os gestores de projeto  estão sempre atentos à qualidade de bens e serviços adquiridos mas isso nem sempre é o suficiente. É preciso avaliar outros aspectos também: custo x benefício, qualidade de transporte e entrega, cumprimento de prazos prometidos, distância que o fornecedor está da empresa, agilidade no atendimento de demandas específicas etc. Analisar todos esses itens em conjunto é imprescindível para a escolha do melhor fornecedor de logística para sua empresa.

Otimize a Gestão de Estoque

Tanto um estoque muito grande quanto um muito pequeno podem se apresentar como um problema para a empresa, pois é arriscado ficar sem estoque de segurança ou com estoque encalhado. Além disso, estoques grandes aumentam os custos de armazenamento, tornam a armazenagem e manuseio mais complexas além de poder comprometer a liquidez econômica da empresa. A gestão de estoques  é um tema cuja importância é fundamental para as empresas. As áreas operacional (produção), comercial, administração, logística, fiscal, marketing hoje se falam via ERP (tecnologia de gestão utilizada por muitas empresas de maior porte) para que tudo funcione bem! São utilizadas diversas métricas para ajudar a decidir quanta demanda o estoque é capaz de atender, qual o estoque mínimo e o estoque máximo ´desejado´, bem como identificar a hora de ir às compras novamente.

Integre os Setores: Comunicação é Tudo!

Mesmo  que a empresa tenha bons fornecedores e uma boa gestão de compras e de estoques, sem uma comunicação eficiente entre todas as áreas envolvidas dentro da empresa, alguma parte do processo pode ficar para trás ou não sair conforme o esperado. É muito importante integrar os setores da empresa com tecnologia e lideranças que se falem. É comum a utilização de ferramentas de tecnologia da informação para gestão integrada de processo a fim de otimizá-los e agilizar a comunicação dentro de toda a empresa. Desde a compra ou venda do bem ou serviço até a utilização dos mesmos, tudo é monitorado. A tecnologia em nuvem permite que as informações sejam consultadas de qualquer lugar, o que facilita o dia-a-dia da empresa em todos os aspectos.

Cumpra os Prazos

Fornecedor que não cumpre o que promete, perde negócios. O cliente espera quantos dias forem precisos se isso foi acordado anteriormente, mas se o produto ou a realização do serviço contratado não ocorrer conforme acordado, isso pode ser suficiente para que aquele cliente não volte a consultar sua empresa por perda de confiança.

WAIVER foi fundada em 1989 inicialmente atuando na área de gestão e consultoria aduaneira e se tornou ao longo dos anos referência nacional em excelência na atuação com projetos logísticos que envolvem regimes especiais de importação e exportação. A WAIVER está presente nos principais países da América Latina com estrutura própria e parceiros dedicados que atuam com o mesmo DNA do Grupo WAIVER: transformar a necessidade do cliente em soluções logísticas diferenciadas para eventos internacionais. Trabalhando com eventos de grande esporte como Fórmula 1 e Rock in Rio, nosso lema é: “Não importa onde, entregamos.”

BLOG

logística de eventos corporativos

Como fazer a logística de eventos corporativos?

Efetuar a logística de eventos corporativos além de demandar muito trabalho necessita de uma equipe totalmente experiente para executá-la, uma vez que existem diversos tipos de eventos corporativos e cada um deles têm características, abordagens e objetivos diferentes.

VEJA MAIS ►

feiras menores também exigem planejamento de logística

Por que feiras menores também exigem planejamento de logística?

Os megaeventos, como feiras e exposições de grande porte possuem grandes equipes que realizam o planejamento de logística para garantir que tudo saia conforme foi esquematizado. No entanto, não são apenas os megaeventos que necessitam de um planejamento de logística, afinal, as feiras menores têm sido muito recorrentes e merecem todo um suporte por trás […]

VEJA MAIS ►

member of: