Como fazer um planejamento logístico

Todo mundo sabe da importância de fazer um planejamento logístico, não é mesmo?! Afinal, a logística é fundamental para o bom funcionamento da empresa, portanto é vital haver total organização para que os processos internos e externos funcionem de maneira adequada.

Pensando nisso, decidimos selecionar algumas dicas, para vocês entenderem um pouco sobre um bom planejamento logístico.

Tenha bons fornecedores

Toda empresa precisa obter produtos e materiais necessários para produção do seu produto. No caso de serviço a empresa também necessita de bons fornecedores. Os gestores de projeto estão sempre atentos à qualidade do produto, mas isso nem sempre é o bastante. Para a escolha correta é preciso avaliar outras coisas, entre eles: custo x benefício, qualidade de transporte e entrega, cumprimento de prazos prometidos, distância que o fornecedor está da empresa etc. Analisar todos esses itens em conjunto irá te levar a escolher o melhor fornecedor de logística para sua empresa.

Otimize a gestão de estoque

Um estoque muito grande ou muito pequeno apresenta um problema para a empresa, pois é perigoso ficar sem estoque ou com estoque encalhado. Estoques grandes também aumentam os custos de armazenamento e tornam a estocagem mais difícil. Por isso a gestão de estoque é um fator tão importante no setor de logística. São utilizadas diversas métricas para ajudar a decidir quanta demanda o estoque é capaz de atender, identificar a hora de pedir mais produto para o estoque, etc. As métricas servem para mensurar quantitativamente tudo que foi abordado a cima.

Integre os setores

Mesmo a empresa tendo bons fornecedores e um bom controle de estoque, sem a comunicação eficiente entre todas as áreas envolvidas no processo de logística as coisas não sairão conforme o esperado. Por isso, é necessário haver a integração dos setores da empresa. Hoje em dia é muito comum as empresas adotarem um software de gestão integrada para otimizar a comunicação entre o funcionamento e as áreas correlatas da empresa. Desde a venda até a entrada no estoque da empresa, tudo é monitorado. A tecnologia em nuvem permite que às informações sejam consultadas de qualquer lugar, o que facilita o dia a dia da empresa.

Cumpra os prazos

Os prazos precisam ser cumpridos para que não haja perda de confiança do cliente. O cliente espera quantos dias forem precisos se isso foi acordado anteriormente, mas se o produto atrasar alguns dias isso já é motivo para perder a confiança e não realizar uma compra futuramente.

A WAIVER foi fundada em 1989 inicialmente atuando na área de gestão e consultoria aduaneira e se tornou ao longo dos anos referência nacional em excelência na atuação com projetos logísticos que envolvem regimes especiais de importação e exportação. A WAIVER está presente nos principais países da América Latina com estrutura própria e parceiros dedicados que atuam com o mesmo DNA do Grupo WAIVER: transformar a necessidade do cliente em soluções logísticas diferenciadas para eventos internacionais. Trabalhando com eventos de grande esporte como Fórmula 1 e Rock in Rio, nosso lema é: “Não importa onde, entregamos.”

BLOG

Conheça os principais pontos sobre logística de shows

Conheça os principais pontos sobre logística de shows

Quando está em um show, você costuma imaginar como tudo todos os equipamentos chegaram até o local?! Muitos apenas vão, admiram a infraestrutura e acabam esquecendo que muita gente se doou até a última gota de suor para entregar todas as cargas no tempo certo; para não haver nenhum atraso ou dissonância. Todo esse trâmite […]

VEJA MAIS ►

Como fazer um planejamento logístico

Como fazer um planejamento logístico

Todo mundo sabe da importância de fazer um planejamento logístico, não é mesmo?! Afinal, a logística é fundamental para o bom funcionamento da empresa, portanto é vital haver total organização para que os processos internos e externos funcionem de maneira adequada.

VEJA MAIS ►

member of: