A logística internacional do Grande Prêmio Brasil de Formula 1

 

Quem pensa em Fórmula 1 sabe que o evento é bem curto: os treinos na 6ª. feira e no sábado e a corrida no domingo. Cerca de 8 meses antes do evento acontecer no México, a equipe da WAIVER já começa a trabalhar. No México, a CARGOLIVE, empresa do grupo WAIVER no México, cuida da logística da Grande Prêmio de Formula 1 México.

 

O volume de carga no México é muito maior que o volume de carga que vem ao Brasil para o GP de F1. Tanto no México quanto no Brasil, a F1 envolve os modais de transporte internacional marítimo e aéreo. No Brasil o volume de cargas marítimas é algo na ordem de 290 toneladas enquanto que o volume de carga aérea é algo em torno de 560 toneladas. No caso dos embarques aéreos, no Brasil são de 7 a 8 aviões fretados para trazer as cargas exclusivamente para a Fórmula 1.

 

 

Cerca de 30 profissionais do grupo WAIVER no Brasil e no México atuam diretamente neste planejamento e execução para que tudo seja entregue e coletado nas datas e horários previstos pela FOM (Formula One Management) e equipes da Fórmula 1.

 

A WAIVER cuida da logística internacional da Fórmula 1 e sua primeira edição no país e no Brasil desde 2011. Todas as entradas e saídas de cargas dos circuitos onde ocorrem a Fórmula 1 no México e no Brasil são gerenciadas pela equipe WAIVER.

 

As primeiras cargas a chegarem para a Fórmula 1 são as marítimas: pneus, combustível, equipamentos de overlay (estruturas temporárias) das equipes como equipamentos de cozinha de cada equipe, por exemplo! As últimas cargas a chegarem nos aviões fretados são: os carros, os motores, partes e peças dos carros, extintores, equipamentos de filmagem e de alta tecnologia para uso das equipes em seus boxes.

 

 

Durante a montagem do evento, o evento e desmontagem, a WAIVER conta com um escritório temporário no circuito para poder atender o cliente localmente e estar totalmente pronta para a correria da saída das cargas de Interlagos rumo ao porto e ao aeroporto para exportação para o próximo país onde o GP de F1 ocorrerá. Tudo isso ocorre em cerca de 4 dias: coleta, preparo de documentos, trâmites aduaneiros! Sem trocadilhos é uma corrida contra o tempo!

 

O tempo médio de liberação aduaneira das cargas para Fórmula 1 chega a ser menos de um dia no caso dos embarques aéreos, claro que para isso a WAIVER conta com parceiros no exterior que são precisos na preparação das cargas, documentos, pesagem e coordenação dos embarques para que tudo ocorra na velocidade que o evento merece!

BLOG

Logística empresarial.

Saiba tudo sobre logística empresarial

Aqui no blog da WAIVER você sempre encontra uma novidade sobre o setor de logística, bem como informações a respeito dos termos que envolvem a área e suas divisões. Inclusive, um conteúdo que trouxe muita repercussão positiva foi sobre a Logística Reversa. Se você não teve a oportunidade de ler esse artigo, basta clicar aqui […]

VEJA MAIS ►

novidades na área da logística

Conheça 3 novidades na área da logística

Aqui no Blog da Waiver, fizemos uma matéria muito bacana falando sobre como a tecnologia pode ajudar a logística ser mais eficiente, e se você perdeu pode conferir ela na íntegra aqui. Hoje separamos 3 novidades na área da logística, que tem tudo a ver com a tecnologia! Confira!

VEJA MAIS ►

member of: