Conheça o Profissional por Trás do Processo de Logística

O profissional de logística atua de forma estratégica junto à equipe de planejamento comercial da empresa. Há alguns anos, somente profissionais como engenheiros e administradores atuavam nesta área. Com a crescente terceirização dos serviços de logística no Brasil, foram criados diversos cursos, bacharelados e até pós-graduação na área. Hoje existem profissionais com muito maior conhecimento técnico sobre o assunto no mercado.

Segundo o M.E.C. (Ministério da Educação e Cultura), o profissional de logística ‘’planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.’’

Qual o Papel do Profissional de Logística?

O especialista em logística é o responsável também pela administração de materiais e pelos recursos usados em uma empresa. Ele controla o estoques e armazenagem, planeja a movimentação interna dos produtos e a distribuição nos canais de venda, coordena a emissão de documentos fiscais e outros documentos de transporte dentre outras atividades. É um profissional do plano estratégico que tem seu papel diretamente ligado ao planejamento da empresa e altamente comprometido com cumprimento de prazos junto às equipes comerciais da empresa. Abaixo algumas das atribuições desejadas no profissional de logística.

Habilidade de Trabalhar sob Pressão

Como a logística é uma área muito dinâmica e complexa, o profissional precisa ter que lidar muitas vezes com a pressão por resultados e cumprimento de prazos curtos (deadlines) para conclusão de projetos. Manter a calma e ser resiliente são habilidades extremamente importantes para esta área de atuação.

 

Habilidade nos Processos de Comunicação

O setor de logística necessita de um profissional que faça a comunicação fluir constantemente. Além disso, o profissional de logística precisa se comunicar o tempo inteiro outras áreas, fornecedores e parceiros e justamente por isso é esperado dele comunicação clara, objetiva para a execução dos projetos. É recomendado também o domínio de línguas estrangeiras para quem deseja atuar com logística internacional.

Curiosidade: empresas de logística internacional são também chamadas de transitárias internacionais, que oferecem serviços porta-a-porta internacionalmente.

Pró-Atividade

É importante que esse profissional saiba antecipar os problemas que podem acontecer, e resolver suas atividades sem precisar de supervisão constante e comandos do seu chefe. Outro ponto importante é a facilidade de trabalhar em equipe e compreender a rotina de outras áreas, e como elas podem impactar nas atividades de logística. É impossível trabalhar na área de Logística sem espírito de equipe!

Flexibilidade

É necessário que o profissional de logística seja flexível, pois na realização da logística de um grande evento, por exemplo, não há muitos horários fixos, tendo que se adaptar as demandas dos clientes que vão se apresentando no decorrer do projeto.

Esse profissional pode atuar em fábricas, canais de distribuição (porto e aeroporto, por exemplo), empresas de transporte e empresas atacadistas e varejistas, comércio eletrônico, cias. Aéreas, cias. Marítimas e muito mais.

A WAIVER LOGISTICS

A WAIVER foi fundada em 1989 com a proposta de transformar a necessidade do cliente em soluções logísticas diferenciadas para eventos internacionais. A WAIVER está presente em diversos países pelo mundo, e nos principais países da América Latina com estrutura própria e parceiros dedicados que atuam com o mesmo DNA do Grupo WAIVER. Entre em contato com a nossa equipe para encontrar a melhor solução para o seu evento: http://www.waiver.com.br/contato/

 

BLOG

logística de eventos corporativos

Como fazer a logística de eventos corporativos?

Efetuar a logística de eventos corporativos além de demandar muito trabalho necessita de uma equipe totalmente experiente para executá-la, uma vez que existem diversos tipos de eventos corporativos e cada um deles têm características, abordagens e objetivos diferentes.

VEJA MAIS ►

feiras menores também exigem planejamento de logística

Por que feiras menores também exigem planejamento de logística?

Os megaeventos, como feiras e exposições de grande porte possuem grandes equipes que realizam o planejamento de logística para garantir que tudo saia conforme foi esquematizado. No entanto, não são apenas os megaeventos que necessitam de um planejamento de logística, afinal, as feiras menores têm sido muito recorrentes e merecem todo um suporte por trás […]

VEJA MAIS ►

member of: