Como Fazer um Bom Planejamento Logístico

O conceito de logística surgiu com a necessidade dos militares em se abastecer com armamentos, munições e comida, enquanto se deslocavam durante as grandes guerras.

O primeiro grande ´evento logístico´ foi o desembarque das forças aliadas na Europa, o chamado dia ´D´. Nunca antes na história foi realizado um transporte de milhares de soldados, equipes de apoio, tanques, armas, munições, alimentos e muita outros itens que demandavam um enorme planejamento e que resultou no final da Segunda Guerra Mundial. Esse fato aconteceu em 6 de junho de 1944 e até hoje, todo dia 6 de junho é comemorado o dia da logística. Após isso, as empresas e organizações começaram a adotar a logística como conhecemos dos idos do século XX.

Nos anos 60, a logística tinha uma vertente operacional, sendo visto como um sistema de atividades integradas, motivada pelo desenvolvimento da análise de custo total. Já na década de 70, a logística começou a ser vista como uma área funcional e estratégica, que visava melhorar a produtividade das empresas. A partir dos anos 80, a logística tornou-se de fato um serviço, e neste momento começaram a surgiu os sistemas logísticos de informação. Somente em meados dos anos 90 é que surgiu o conceito da gestão da cadeia logística.

A Logística Hoje

Na atualidade, as áreas de logística das empresas interagem basicamente com 4 setores das empresas: marketing, finanças, controle da produção e gestão de recursos humanos, criando assim uma rede de ´clientes internos´.

A logística é considerada hoje como uma ciência e já possui cursos universitários e de especialização em diversas instituições no mundo todo. Hoje o profissional de logística gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelece e administra processos de compras, identifica fornecedores, negocia prazos e determina padrões de recebimento, armazenagem, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se de gestão de inventários de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos dentre outras atividades correlatas.

A WAIVER LOGISTICS

A WAIVER foi fundada em 1989 com a proposta de transformar a necessidade do cliente em soluções logísticas diferenciadas para eventos internacionais. A WAIVER está presente em diversos países pelo mundo e possui filiais nos principais países da América além de contar parceiros dedicados que atuam com o mesmo DNA do Grupo WAIVER. Saiba mais sobre os processos logísticos mais adequados para o seu evento: http://www.waiver.com.br/contato/

A WAIVER Logística entende bem de operação de guerra! Grandes eventos internacionais como Fórmula 1, Rock in Rio, Olimpíadas, Copa do Mundo, festivais musicais e de teatro e mesmo eventos militares já contaram e seguem contando com as soluções logísticas internacionais porta-a-porta providas pelas empresas do grupo com destaque ao atendimento personalizado para cada tipo de cliente e evento.

BLOG

logística de eventos corporativos

Como fazer a logística de eventos corporativos?

Efetuar a logística de eventos corporativos além de demandar muito trabalho necessita de uma equipe totalmente experiente para executá-la, uma vez que existem diversos tipos de eventos corporativos e cada um deles têm características, abordagens e objetivos diferentes.

VEJA MAIS ►

feiras menores também exigem planejamento de logística

Por que feiras menores também exigem planejamento de logística?

Os megaeventos, como feiras e exposições de grande porte possuem grandes equipes que realizam o planejamento de logística para garantir que tudo saia conforme foi esquematizado. No entanto, não são apenas os megaeventos que necessitam de um planejamento de logística, afinal, as feiras menores têm sido muito recorrentes e merecem todo um suporte por trás […]

VEJA MAIS ►

member of: