Como Fazer um Bom Planejamento Logístico

O conceito de logística surgiu com a necessidade dos militares em se abastecer com armamentos, munições e comida, enquanto se deslocavam durante as grandes guerras.

O primeiro grande ´evento logístico´ foi o desembarque das forças aliadas na Europa, o chamado dia ´D´. Nunca antes na história foi realizado um transporte de milhares de soldados, equipes de apoio, tanques, armas, munições, alimentos e muita outros itens que demandavam um enorme planejamento e que resultou no final da Segunda Guerra Mundial. Esse fato aconteceu em 6 de junho de 1944 e até hoje, todo dia 6 de junho é comemorado o dia da logística. Após isso, as empresas e organizações começaram a adotar a logística como conhecemos dos idos do século XX.

Nos anos 60, a logística tinha uma vertente operacional, sendo visto como um sistema de atividades integradas, motivada pelo desenvolvimento da análise de custo total. Já na década de 70, a logística começou a ser vista como uma área funcional e estratégica, que visava melhorar a produtividade das empresas. A partir dos anos 80, a logística tornou-se de fato um serviço, e neste momento começaram a surgiu os sistemas logísticos de informação. Somente em meados dos anos 90 é que surgiu o conceito da gestão da cadeia logística.

A Logística Hoje

Na atualidade, as áreas de logística das empresas interagem basicamente com 4 setores das empresas: marketing, finanças, controle da produção e gestão de recursos humanos, criando assim uma rede de ´clientes internos´.

A logística é considerada hoje como uma ciência e já possui cursos universitários e de especialização em diversas instituições no mundo todo. Hoje o profissional de logística gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelece e administra processos de compras, identifica fornecedores, negocia prazos e determina padrões de recebimento, armazenagem, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se de gestão de inventários de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos dentre outras atividades correlatas.

A WAIVER LOGISTICS

A WAIVER foi fundada em 1989 com a proposta de transformar a necessidade do cliente em soluções logísticas diferenciadas para eventos internacionais. A WAIVER está presente em diversos países pelo mundo e possui filiais nos principais países da América além de contar parceiros dedicados que atuam com o mesmo DNA do Grupo WAIVER. Saiba mais sobre os processos logísticos mais adequados para o seu evento: http://www.waiver.com.br/contato/

A WAIVER Logística entende bem de operação de guerra! Grandes eventos internacionais como Fórmula 1, Rock in Rio, Olimpíadas, Copa do Mundo, festivais musicais e de teatro e mesmo eventos militares já contaram e seguem contando com as soluções logísticas internacionais porta-a-porta providas pelas empresas do grupo com destaque ao atendimento personalizado para cada tipo de cliente e evento.

BLOG

Logística Doméstica x Logística Internacional: Entenda a diferença

Logística Doméstica x Logística Internacional: Entenda a diferença

Nunca antes na história se falou tanto em logística como agora. Há diversos fatos que explicam isso e o principal é a necessidade de uma prestação de serviço que agregue valor ao cliente, como um prazo reduzido aliado ao um serviço mais eficiente, por exemplo.

VEJA MAIS ►

tecnologia pode ajudar a logística

Como a tecnologia pode ajudar a logística?

Os avanços tecnológicos das últimas décadas impactaram diversas áreas da sociedade e a logística não ficou de fora. Se antigamente a logística não era considerada uma área da empresa, hoje ela é vista como um ramo muito promissor, que auxilia grandes empresas a efetuar todos os trâmites dos eventos de uma maneira ainda mais profissional. […]

VEJA MAIS ►

member of: