Você Sabe o que é Logística Reversa?
Segundo dados da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em 2012, quase 24 milhões de resíduos sólidos urbanos produzidos pela população brasileira deixaram de ser coletados e, por consequência, o equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados foram descartados de forma incorreta em lixões ou aterros.
Como Surgiu?
Devido ao aumento da população das cidades e o consequente crescimento da produção de lixo nos centros urbanos, tornou-se necessária à criação da logística reversa que, de acordo com a lei é “um instrumento de desenvolvimento econômico e social que consiste num conjunto de ações, procedimentos e métodos utilizados para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos do setor empresarial.”. Este instrumento tem como intuito reaproveitar a grande parte dos resíduos da empresa para que ela mesma possa utilizá-los novamente, ou seja, os resíduos poderão ser utilizados para qualquer ciclo produtivo que tenha uma destinação final adequada do material coletado.
A logística reversa foi proposta de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que começou a vigorar a partir de 2014. Esse mecanismo de desenvolvimento sustentável introduz diversos conceitos como o ciclo de vida dos produtos. O ciclo de vida dos produtos são todas as partes envolvidas em um processo sendo corresponsáveis pelo manejo urbano dos resíduos sólidos, sejam fabricantes, empresários, comerciantes ou consumidores.
Qual é o Objetivo?
O sistema tem o objetivo de lidar principalmente com os seguintes produtos: pneus; pilhas e baterias; embalagens e resíduos de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio; óleos lubrificantes automotivos; peças e equipamentos eletrônicos e de informática; e eletrodomésticos. Esse sistema é responsável por minimizar o volume destes resíduos, reduzindo assim os impactos causado ao meio ambiente e à saúde.
Como é Realizada?
A logística reversa é operacionalizada por meio de acordos setoriais, com contratos firmados entre o governo e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, com regulamentos expedidos pelo poder público ou termos de compromisso.
A implantação da logística reversa e do aumento conscientização ambiental, trazem diversos benefícios como a preservação da fauna e da flora dos locais, preservação de rios, incentivo à reciclagem e reaproveitamento de materiais e a redução no consumo de matérias-primas. É a logística auxiliando o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras!
No setor de eventos de grande porte também existe logística reversa. Imagine só: plantas e flores, alimentos industrializados intocados, painéis plásticos ou em MDF, tecidos, displays e muito mais. Existem até ONG´s que atuam com este tipo de ´logística reversa´. Há uma tendência global para se utilizar estruturas temporárias para grandes eventos a fim de se evitar desperdícios de materiais e financeiros e muito provavelmente isso será observado em grande escala no Japão, nas próximas Olimpíadas! Entidades setoriais de eventos no Brasil já têm em pauta o assunto há bastante tempo. Tomara que essa onda se espalhe por todo o mundo!
A WAIVER LOGISTICS
A WAIVER foi fundada em 1989 inicialmente atuando na área de gestão e consultoria aduaneira e se tornou ao longo dos anos referência nacional em excelência na atuação com projetos logísticos que envolvem regimes especiais de importação e exportação.
A WAIVER está presente nos principais países da América Latina com estrutura própria e parceiros dedicados que atuam com o mesmo DNA do Grupo WAIVER: transformar a necessidade do cliente em soluções logísticas diferenciadas para eventos internacionais. Entre em contato com a nossa equipe e entenda todos os processos que desenvolvemos para entregar a solução completa para o seu evento internacional: http://www.waiver.com.br/contato/