Qual a real importância do cumprimento de prazos?

O brasileiro é conhecido por sua fama de ‘’deixar tudo para cima da hora’’… Muitas vezes, na área de logística, isso pode virar um problema bem grande! O não cumprimento de prazos pode acarretar prejuízos para a empresa, descrédito junto a clientes além de stress para toda a equipe envolvida no projeto. O não cumprimento de prazos funciona com um efeito dominó, pois todas as etapas da empresa estão interligadas.

Exemplo: um atraso na entrega da matéria-prima, toda a produção ficará comprometida. Se houver atraso na entrega de material para um show, exposição ou evento, é possível que o evento não possa ocorrer no dia pré-determinado, o que ocasionaria um prejuízo incalculável para todos os envolvidos.

Para a entrega, é necessário que a data pré-estabelecida com o cliente seja respeitada, pois caso haja atraso, é possível que aquele cliente não compre mais com aquela empresa. Antes de pensar no cumprimento de prazos, é importante que o provedor logístico (sobretudo na área de eventos) ajude o cliente a calcular os tempos requeridos viáveis para entrega dentro do prazo. Muitas vezes um profissional que não trabalha com logística desconhece os passos e tempos e não existem milagres. Além do que, imprevistos podem acontecer. Diversos procedimentos podem ser implementados para garantir o cumprimento de prazos:

*Estabelecer prazos realísticos: não adianta prometer que entregará um produto em 5 dias, se o prazo mínimo para execução do projeto é de 15 dias. Na tentativa de passar uma imagem de rapidez e eficiência, a empresa pode acabar não cumprindo o prazo prometido e prejudicando o cliente e consequentemente sua imagem. É necessário analisar de forma objetiva as datas, variáveis envolvidas para calcular prazo viável que possa ser cumprido.

*Acompanhamento: é necessário que haja um acompanhamento de todas as fases do projeto para saber se tudo caminha a contento. É possível aliar tecnologia como softwares, agendas eletrônicas, lembretes no smartphone e planilhas online. É muito importante manter o controle organizado de todo processo de embalagem-coleta-transporte-entrega para assegurar que o prazo será cumprido.

*Defina prioridades: cada tarefa dentro da empresa tem uma prioridade e é preciso defini-las bem. Que fornecedor deve entregar primeiro? Que produto deve ser entregue antes? Que região de clientes que será atendida primeiro? Tudo isso precisa ser pensado pelo gestor, pensando na estratégia e nos objetivos da empresa.

Cumprir prazos é essencial para o sucesso de uma empresa. É muito importante avaliar bem as credenciais e histórico da empresa de logística a ser contratada para que prazos não sejam comprometidos. A excelência pode ser obtida em diversos setores da empresa: começa no atendimento e termina na entrega (ou coleta).

A WAIVER foi fundada em 1989 com a proposta de transformar a necessidade do cliente em soluções logísticas diferenciadas para eventos internacionais. A WAIVER está presente em diversos países pelo mundo, e nos principais países da América Latina com estrutura própria e parceiros dedicados que atuam com o mesmo DNA do Grupo WAIVER. Trabalhando com festivais de grande porte como o Rock in Rio e eventos como a Fórmula 1, nosso lema é: “Não importa onde, entregamos.”

BLOG

Logística Doméstica x Logística Internacional: Entenda a diferença

Logística Doméstica x Logística Internacional: Entenda a diferença

Nunca antes na história se falou tanto em logística como agora. Há diversos fatos que explicam isso e o principal é a necessidade de uma prestação de serviço que agregue valor ao cliente, como um prazo reduzido aliado ao um serviço mais eficiente, por exemplo.

VEJA MAIS ►

tecnologia pode ajudar a logística

Como a tecnologia pode ajudar a logística?

Os avanços tecnológicos das últimas décadas impactaram diversas áreas da sociedade e a logística não ficou de fora. Se antigamente a logística não era considerada uma área da empresa, hoje ela é vista como um ramo muito promissor, que auxilia grandes empresas a efetuar todos os trâmites dos eventos de uma maneira ainda mais profissional. […]

VEJA MAIS ►

member of: