Logística Doméstica x Logística Internacional: Entenda a diferença

Nunca antes na história se falou tanto em logística como agora. Há diversos fatos que explicam isso e o principal é a necessidade de uma prestação de serviço que agregue valor ao cliente, como um prazo reduzido aliado ao um serviço mais eficiente, por exemplo.

Se antes não consideravam a logística como parte integrante das empresas, hoje existem diferentes modalidades dentro da própria logística, dependendo da necessidade de cada cliente. Já falamos aqui no blog sobre a logística de eventos esportivos, de exposições de arte, de shows e de eventos culturais. Hoje aqui no blog da WAIVER explicaremos a diferença entre a logística doméstica e logística internacional. Confira!

 

O que é logística doméstica?

A logística doméstica é toda aquela que é feita dentro do próprio país, no nosso caso, dentro das fronteiras do Brasil. Todas as atividades que são de responsabilidade da logística como armazenagem, transporte e distribuição precisam ser realizadas em um único país para que seja considerada uma logística doméstica.

A logística doméstica é muito utilizada na realização de eventos e shows que percorrem os estados do país, como é o caso de muitas exposições culturais, que começam no Sul, passam pelo Sudeste, Nordeste, etc.

 

 

O que é logística internacional?

A logística internacional por definição ultrapassa as fronteiras de uma nação, começando em um país (que é o chamado país exportador) e terminado em outro diferente (que é o chamado país importador). Esse tipo de logística é muito observado na realização de shows internacionais, como é o caso de eventos como o Rock in Rio que reúne bandas de diversos lugares do mundo, eventos esportivos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo e até mesmo na importação e exportação de bens de consumo e commodities.

 

 

Quais são as principais diferenças entre a logística doméstica e a logística internacional?

Como já pudemos observar, a principal diferença entre as duas áreas da logística é a distância onde elas operam. Enquanto a logística doméstica realiza suas operações dentro das fronteiras de um único país, a internacional não possui fronteiras e pode realizar as operações entre diversos países simultaneamente.

O tempo que leva para realizar a operação também difere, visto que o transporte dentro de um único país é muito mais rápido do que entre países diferentes. O meio de transporte também costuma ser diferente, já que a logística dentro de um único país pode ser feita através de transporte terrestre e a logística internacional é feita, geralmente por vias áreas ou quando o volume da carga é muito grande, é preciso enviar a carga por contêineres em navios.

Também é possível concluir que uma operação de logística internacional acaba sendo mais meticulosa e trabalhosa, pelo fato de envolver diversos processos aduaneiros e burocracias.

 

 

A WAIVER

Desde sua fundação, a WAIVER vem se destacando como transitária internacional especializada em oferecer soluções logísticas diferenciadas bem como pela sua capacidade em compreender e interagir com os mais complexos regimes aduaneiros de outros países. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais informações!

 

BLOG

Logística Doméstica x Logística Internacional: Entenda a diferença

Logística Doméstica x Logística Internacional: Entenda a diferença

Nunca antes na história se falou tanto em logística como agora. Há diversos fatos que explicam isso e o principal é a necessidade de uma prestação de serviço que agregue valor ao cliente, como um prazo reduzido aliado ao um serviço mais eficiente, por exemplo.

VEJA MAIS ►

tecnologia pode ajudar a logística

Como a tecnologia pode ajudar a logística?

Os avanços tecnológicos das últimas décadas impactaram diversas áreas da sociedade e a logística não ficou de fora. Se antigamente a logística não era considerada uma área da empresa, hoje ela é vista como um ramo muito promissor, que auxilia grandes empresas a efetuar todos os trâmites dos eventos de uma maneira ainda mais profissional. […]

VEJA MAIS ►

member of: